Nos aproximamos de um período desafiador para a logística na região Norte, que afeta diretamente a navegação no Rio Amazonas. Sabemos que o transporte via cabotagem é essencial para o abastecimento e o escoamento de cargas na região, e por isso, queremos mantê-los informados e preparados para os possíveis impactos que a seca pode ocasionar.
Estamos monitorando de forma contínua os níveis do Rio Amazonas em Manaus e as previsões hidrológicas. A última medição, realizada em 30/06/2025, indicou que o nível do rio está 2,22 metros acima do registrado no mesmo período do ano passado. Apesar de o nível ainda estar subindo, observamos uma desaceleração nas últimas semanas desse ritmo — um comportamento esperado para esta época do ano, que marca a transição para o período de descida das águas.

Fonte: PROA MANAUS
Com base na experiência dos últimos anos e nas particularidades da região, mantemos um plano logístico estruturado para diferentes cenários. A operação com o Píer Flutuante, já autorizada pela Marinha, está pronta para ser utilizada, caso haja necessidade de adaptação da operação portuária.
Diante desse cenário, reforçamos a importância de um planejamento logístico preventivo a fim de minimizar eventuais impactos no transporte de cargas, com destaque para:
- A antecipação dos envios de cargas, sempre que possível, para evitar períodos críticos de estiagem;
- O acompanhamento frequente das condições climáticas e hidrológicas;
- A avaliação de rotas e soluções alternativas, junto aos nossos executivos.
Nosso objetivo é garantir a continuidade e a eficiência das operações, com soluções flexíveis e eficazes que assegurem o fluxo de cargas mesmo em condições adversas.
Para saber mais sobre as soluções logísticas mais adequadas às necessidades da sua empresa neste período, entre em contato com um de nossos executivos pelo link https://www.loginlogistica.com.br/contato/cotacao/
Seguimos à disposição para apoiá-los.