Operação inédita Terminal Vila Velha recebe maior navio de granel

Navio Panamax Legendary Diva, escoltado por dois rebocadores, navegando em direção ao Terminal Portuário Vila Velha para operação inédita de granel no complexo de Capuaba.

Compartilhe

Icone detalhe post

A Log-In Logística Integrada, referência em soluções logísticas integradas, logística portuária e navegação cabotagem, realizou, por meio do Terminal Portuário Vila Velha (TVV), uma operação inédita e histórica no complexo portuário de Capuaba, no Porto Organizado de Vitória (ES), administrado pela Vports. Pela primeira vez, o complexo recebeu o maior navio de granel da sua história: um Panamax com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT), trazido pela Log-In, que reforça seu papel como operador logístico especializado em cabotagem e transporte marítimo.

A embarcação Legendary Diva, agenciada pela Orion Rodos e proveniente da China, trouxe um carregamento de 33 mil toneladas de fertilizante sulfato de amônia, produto que não chegava ao Espírito Santo há quatro anos. A descarga foi realizada no berço 202 da área da Vports, utilizando guindastes móveis portuários (MHC) – equipamentos de grande porte que apenas o TVV, da Log-In, possui no complexo de Capuaba, e o gancho tradicional, permitindo uma operação simultânea inédita que aumentou a eficiência e a velocidade do processo.

Navio Panamax Legendary Diva passando sob a Terceira Ponte, em Vitória (ES), rumo ao Terminal Portuário Vila Velha para operação inédita de cabotagem e movimentação de granel no complexo portuário de Capuaba.
O Legendary Diva, maior navio de granel já recebido em Capuaba, passa sob a Terceira Ponte rumo ao Terminal Portuário Vila Velha para operação inédita da Log-In.

Modernização que gera resultados

Segundo Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In, essa operação só foi possível graças ao processo de modernização do TVV, que incluiu ampliação da retroárea, incorporação de novas tecnologias e aquisição de equipamentos como os MHCs.

“Esses avanços têm ampliado significativamente a produtividade do terminal e possibilitado a execução de operações cada vez mais complexas e em maior escala”, afirmou Paixão.

Ajustes nas normas e aumento da capacidade portuária

Para viabilizar a operação, a Vports revisou as normas de atracação, aumentando o limite de porte bruto de 70 mil para 83 mil toneladas e adequando as exigências de produtividade mínima diária. Outro ponto fundamental foi a dragagem do canal, concluída em maio deste ano, que manteve o calado em 12,5 metros, fortalecendo a logística marítima e a competitividade do Espírito Santo como hub de frete marítimo e transporte de contêiner.

Impacto para a logística e economia capixaba

A operação representa um avanço estratégico para a cadeia logística do Espírito Santo, ao oferecer uma nova alternativa para o escoamento e recebimento de granéis sólidos.

Além disso, a movimentação de sulfato de amônia é estratégica para a cadeia de suprimentos do agronegócio, especialmente para culturas como o café, que têm grande relevância na economia capixaba.

Essa operação inédita demonstra a capacidade do Terminal Portuário Vila Velha de atender demandas cada vez mais complexas, oferecendo armazenagem logística, gestão de armazéns e projetos logísticos que integram transporte de carga marítima, transporte rodoviário e até transporte Brasil-Argentina, com excelência operacional.

Quer saber como transformar sua operação com mais segurança e eficiência?

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas agora mesmo.

Compartilhe

Veja outras notícias

A Log-In está pronta para impulsionar o seu negócio.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial