ESG na Logística: sustentabilidade, impacto social e governança ética com o compromisso da Log-In.
A sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, refere-se aos aspectos Ambiental, Social e de Governança. Trata-se de uma grande tendência e de uma resposta necessária das empresas aos desafios da sociedade contemporânea.
Na Log-In, a agenda ESG funciona como uma bússola norteadora, garantindo que todas as nossas ações estejam alinhadas às nossas diretrizes.
Essa política consiste em um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, integrando a geração de valor econômico com preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa. Na prática, o ESG demonstra responsabilidade e comprometimento com todos os stakeholders, incluindo consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores, reiterando a ideia de que propósito e lucro são indissociáveis.
Portanto, ao incorporar o Environmental, Social and Governance à estratégia e modelo de negócios, as organizações validam sua consciência sobre o papel enquanto empregadora e agente social. No decorrer deste texto, abordaremos cada um dos três pilares que compõem o ESG, destacando como a Log-In tem investido em políticas voltadas para as diretrizes que compõem o índice.
Environmental: um compromisso ambiental
A letra “E” de Environmental refere-se às medidas e diretrizes adotadas por uma empresa para mitigar seu impacto ambiental. Isso inclui a redução das emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes, o uso eficiente de recursos naturais, a gestão sustentável de resíduos, a adoção de fontes de energia renovável e mais eficientes, bem como a preservação da biodiversidade, do ar e da água.
Diante da evidente necessidade de que se estabeleça um compromisso ambiental por parte das empresas, a Log-In se destaca pelo seu comprometimento com a descarbonização da Logística. Por meio da cabotagem, nossos clientes reduzem em até 80% a sua emissão de GEE (Gases do Efeito Estufa). Todos os nossos navios estão adequados aos novos parâmetros de Eficiência Energética (EEXI) e Intensidade de Carbono (CII), ambos parâmetros requeridos internacionalmente.
Ainda buscando reduzir a pegada ambiental da empresa, lançamos o Programa de Excelência, que inclui o Selo Verde para nossos fornecedores e reconhece práticas sustentáveis de descarbonização na logística. Além disso, temos um Plano de Monitoramento Ambiental para controle de riscos e impactos de nossas operações: esse plano inclui a gestão de água, efluentes e resíduos, e é adaptado às características das atividades de navegação e do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), onde também fortalecemos o Programa Despoluir.
Social: gerando impacto coletivo
A próxima letra da sigla é “S”, de Social, e trata das políticas para o bem-estar e tratamento justo de colaboradores, assim como o envolvimento com a comunidade local. Esse pilar também inclui iniciativas para estabelecer a diversidade, a responsabilidade social, a defesa dos direitos humanos e a diversidade de fornecedores.
Atender às necessidades mais específicas das pessoas que trabalham na Log-In é um dos nossos principais desafios. Com o nosso modelo de gestão, oferecemos uma jornada integral para cada colaborador, priorizando o desenvolvimento profissional, o bem-estar e o protagonismo das pessoas através de programas com foco em públicos internos diversificados, como o Programa Capacitar, Viva Bem, Mulheres na Operação, Mulheres no Mar, Encontro com Elas, Programa Ellas, dentre outros.
Anualmente realizamos a pesquisa de clima e atualmente somos certificados pelo Great Place to Work (GPTW), figurando entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro. O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) também foi reconhecido e ficou em 5º lugar no Ranking entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Espírito Santo. Nesse sentido, a certificação reflete não apenas a qualidade das nossas políticas e práticas organizacionais, mas também a confiança e a satisfação dos nossos colaboradores.
Além disso, temos outros projetos de destaque, como a Unilog-In: nossa universidade corporativa que oferece ao colaborador cursos e capacitações de excelência técnica, independentemente do seu nível de escolaridade. Ademais, nosso principal investimento social é o Programa Comunidade a Bordo, que consiste em parcerias com ONG’s que geram oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes e de geração de renda para as mulheres, todos moradores nas comunidades do entorno do Terminal Portuário de Vila Velha.
Governance: gestão, ética e transparência
Por fim, a letra “G” de Governance, refere-se à estrutura de governança da empresa, incluindo sua forma de comando, práticas de gestão e mecanismos de prestação de contas. Isso envolve ética nos negócios, conformidade com regulamentações, práticas de equidade, transparência, responsabilidade fiscal, combate à corrupção, proteção dos direitos dos acionistas e conformidade com normas legais.
A estrutura de governança da Log-In estabelece medidas de segurança para os nossos colaboradores através dos nossos canais de denúncia e do manual de conduta ética. Outra política relevante foi a criação do Log-In Day, evento em que estreitamos laços com investidores, mostrando a transparência e eficiência das nossas operações.
Dessa maneira, a Log-In busca estar cada vez mais alinhada às diretrizes ESG, revelando seu real comprometimento socioambiental e assumindo seu papel de responsabilidade que vai além do empresarial, atuando como agente social.